Os primeiros passos são sempre os mais
difíceis
“Claro que é preciso muito trabalho árduo e, na
maioria dos casos, anos de esforço persistente para construir uma linha
descendente tão grande e auto-sustentável. Muitos tentam e fracassam. Mas você
não precisa de uma vasta linha descendente para começar a desfrutar de algumas
vantagens essenciais do Marketing de Rede. Uma linha descendente de qualquer
tamanho, não importa quão pequena ou pouco lucrativa, já deposita um poder
excepcional em suas mãos. Proporciona a pessoas comuns (...) uma capacidade
extraordinária de obter resultados maciços através de uma ação mínima”. - (Richard
Poe)
Em Marketing de Rede, fala-se muito em renda residual,
mas as pessoas não percebem um outro conceito: O TRABALHO RESIDUAL. Se pararmos
para pensar um pouco, veremos que a Renda residual nada mais é que o resultado
do trabalho residual, que nós conseguimos produzir na rede.
Não parece uma conclusão muito difícil de se chegar e
nem significaria mudanças por si só, mas o fato é que vendo as coisas desta
maneira podemos compreender melhor o fantástico “efeito borboleta” — como diria
Richard Poe — que faz a uma rede explodir de uma hora pra outra.
Isto também nos ajuda a compreender por que o início é
tão difícil, tão demorado e perceber que a não compreensão deste detalhe é o
fator predominante na desistência da maioria dos Distribuidores.
De fato, quando estamos no início deste negócio, as
dificuldades são as maiores possíveis e cada conquista deve ser comemorada com
todo o entusiasmo (antes que me interpretem mal, não quero dizer que o negócio
é muito difícil, e sim que ele é muito mais difícil no início do que após um ou
dois anos de trabalho consistente).
Se você acabou de entrar, não quero que desanime. Muito
pelo contrário. Quero que você perceba o grande segredo deste negócio e
compreenda porque é tão importante vencer as dificuldades iniciais.
No início, apesar de todo o apoio da linha ascendente
e todos os esforços da empresa para melhorar os serviços, você irá crescer
única e exclusivamente a partir do seu trabalho individual de patrocínio e
vendas.
Se você adoecer, se tiver atravessando uma fase
difícil no trabalho ou se estiver no período de provas da faculdade, o seu
negócio estará praticamente parado. Enquanto está sozinho, tudo o que você faz
representa 100% do trabalho e 100% dos resultados gerados pelo seu negócio, ou
seja, nesta fase você é absolutamente indispensável.
Agora pense no que pode acontecer quando você tiver um
grupo de 100 pessoas.Imagine que você teve um pequeno problema com o carro e
irá perder o dia contatando reboque, seguro e conserto.
Enquanto você está na oficina mecânica, quantas
pessoas do seu grupo estarão telefonando para contatar novos distribuidores?
Quantos estarão consumindo ou vendendo produtos da empresa? Quantos estarão
lendo livros e escutando CD’s? Quantos estarão tirando dúvidas com a linha
ascendente?
Com 100 pessoas, você certamente ainda fará muita
falta para o grupo, mas o seu trabalho individual já não representa 100% do
trabalho necessário para fazer o seu negócio andar. Isto é trabalho residual.
Na medida em que o negócio cresce, sua participação
individual representa menor peso para o sucesso da sua organização. Isto lhe
traz maior segurança e liberdade.
Por tudo isto, você deve compreender a necessidade de
aproveitar ao máximo o seu tempo de trabalho no início. Quanto mais rápido você
vencer os primeiros degraus do negócio, mais rápido você começa a usufruir das
facilidades do trabalho residual.
Um dia, quando a sua rede estiver bem desenvolvida,
você terá segurança.
* POE, Richard. The Wave 3 Way
to Building Your Downline. Prima
Communications, Inc., 1997. Em português: Muito Mais
Sobre Network
Marketing. Tradução de Pinheiro de Lemos. — Rio de
Janeiro-RJ: Record, 1997,
cap. 1. Richard Poe recorreu à teoria que os
cientistas chamam de “Efeito
Borboleta” para falar sobre o incrível poder que as
redes têm de obter
“resultados maciços através de uma ação mínima”.
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