sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PIRÂMIDES FINANCEIRAS x MARKETING DE REDE


PIRÂMIDES FINANCEIRAS x MARKETING DE REDE

Possivelmente pelo não-entendimento da distinção entre pirâmides financeiras e Marketing Multível, muitas pessoas se referem a ambos como sendo de mesma atuação. Ocasionalmente, isso vem gerando ao sistema de Marketing de Multinível problemas quanto a sua imagem devido à percepção que o público passa a ter a respeito desta forma de negócio como empresa inescrupulosa e sem ética. 
Com a rápida evolução das grandes tendências atuais percebemos que no mundo digital, temos informações em excesso e o paradoxo é justamente que nem todas as informações estão ao nosso alcance no sentido de acompanhar de forma satisfatória tal evolução principalmente devido a sua grande extensão, assim, alguns se empenham em focar num determinado assunto ou abranger um conhecimento superficial sobre questões relevantes do mundo atual.
Sendo o Marketing Multinível, Também conhecido como Marketing de Rede, é um método de comercialização de serviços e produtos considerado pela “Escola de Administração de Havard como alternativa de carreira válida para os bacharelando” (John Bremner, pág 9). Mesmo assim, ainda como tendência da área de Marketing, pouco foi divulgado ou feito a respeito estudo mais aprofundado sobre o mesmo, de forma a torná-lo um assunto de corrente divulgação entre o meio empresarial, acadêmico e social. 
Atualmente, já começamos a ver no Brasil, que este assunto vem se tornando relevante e de interesse também dos meios de comunicação, ao fato de que dados atuais revelam o seu crescimento e um melhor entendimento sobre a sua forma de atuação, com resultados satisfatórios, afinal, “nos EUA mais de 100 mil dos 500 mil milionários fizeram suas fortunas graças ao Marketing Multínivel” (John Bremner, pág 9).
No Brasil, a legislação estabelece e coloca o Marketing Multinível como uma forma de venda direta, também conhecido como venda direta multinível, vem-se comprovando que este é um método altamente eficiente e de sucesso para compensar as pessoas que trabalham nesse mercado pela colocação e distribuição de serviços e produtos diretamente aos consumidores.
A WFDSA - World Federation of Direct Selling Associations e as Associações de Venda Direta têm demonstrado, com os códigos mundiais de conduta, o compromisso de seus membros com práticas justas e éticas no mercado. A WFDSA, fundada em 1978, é uma organização voluntária não-governamental que representa globalmente a indústria de vendas diretas como uma federação nacional de associações de vendas diretas (Direct Selling Association - DASs). 
Existem, atualmente, mais de 50 DASs nacionais que participam da federação, sendo que em 1997 as vendas globais a varejo de seus membros foram estimadas em mais de 80 bilhões de dólares, com o trabalho de mais de 25 milhões de revendedores autônomos. A WFDSA reconhece a necessidade de condutas éticas no mercado aprovando, em 1994, o Código Mundial de Conduta para a Venda Direta, o qual todas as associações nacionais precisam incluir em seus códigos nacionais. 

O Código Mundial de Conduta em Vendas Diretas traz
·                     satisfação e proteção aos consumidores
·                     proteção aos revendedores diretos
·                     promoção de competição justa dentro dos moldes da empresa
·                     representação ética das oportunidades de ganho da indústria 
O código é uma medida que visa a auto regulamentação da indústria de venda direta.
Não há leis, mas o cumprimento do código requer um nível de comportamento ético que excede requerimentos legais nacionais. 

Cabe, então, esclarecer exatamente a diferença entre pirâmide e o sistema de Marketing de Rede: 
O sistema de pirâmide é um esquema de recrutamento de pessoas, gerando renda do recrutamento de novos membros e da cobrança de taxas, sem que nenhum serviço ou produto real seja movimentado e não existe empresa legalizada envolvida. Portanto, a recompensa ocorre apenas com a movimentação de dinheiro, onde os novos pagam quem os convidou, não existe revenda ou distribuição de produtos e nem o benefício de serviços com função comercial legítima. Conseqüentemente, este esquema tem vida curta, se alguém deixar de pagar quebra todo o esquema e os que por últimos ingressarem praticamente não possuem nenhuma chance de recuperar as suas taxas de inscrição ou de se beneficiarem com o esquema. Na falta de um produto real, tais esquemas tentam coagir as pessoas, garantindo serem empresas legítimas que operam um plano de Marketing de Rede.
Porém, os produtos de venda utilizados por este sistema não possuem nenhum valor de mercado por serem falsos certificados, programas de treinamento, assinatura de revistas, descontos ilusórios, tratamentos ineficientes e outros. As pessoas recrutadas adquirem estes produtos sem perspectivas de revenda ou possibilidade de devolução do valor pago por eles.
A evolução do Marketing Multível, num contexto geral de Marketing, é a junção do Marketing de Relacionamento, que visa a qualidade do relacionamento com o cliente, e o Marketing Direto, que vem a ser o relacionamento direto entre vendedor e cliente. Portanto, o Marketing de Rede possibilita o relacionamento direto do distribuidor (vendedor) ou associado com o cliente, de forma a manter uma qualidade de relacionamento entre ambos, pois tal sistema só se consagra com a permanência de um relacionamento direto a longo prazo. 
O Marketing Multinível é um sistema de distribuição ou uma forma de Marketing que movimenta bens e serviços, do fabricante para o consumidor, por meio de uma rede de contratantes independentes.
É uma maneira de organizar e remunerar revendedores envolvidos em vendas diretas. Possui um plano de remuneração no qual revendedores ou associados podem receber ganhos de duas maneiras. Primeiramente, revendedores podem receber compensações por suas revendas pessoais de produtos e serviços a consumidores.
Segundo, os revendedores podem ser remunerados pela associação ou recrutamento de pessoas que ele próprio indicou no plano. Portanto, é uma oportunidade para qualquer pessoa abrir o seu próprio negócio, revendendo bens e serviços, desenvolvendo e treinando uma organização ou uma rede de associados e revendedores por eles patrocinados para fazerem o mesmo. 
Sendo assim, uma companhia de distribuição multinível significa qualquer pessoa, empresa, corporação ou outra entidade de negócio que venda ou distribua um bem ou serviço por meio de agentes independentes, associados, contratantes ou distribuidores, e tais participantes podem associar ou recrutar outros participantes.
Comissões, bônus, restituições, descontos, dividendos e outras considerações do programa são ou devem se pagas como resultado da venda de tal serviço, produto, recrutamento, ações ou desempenho de participantes adicionais. Um dos pontos-chaves para as empresas de Marketing Multinível tem como foco o consumidor ou revendedor ou associado em todo o processo de desenvolvimento de produtos. Cada produto é criado e fabricado como se a empresa estivesse atendendo a um pedido do associado ou consumidor.
Por esta razão, o processo começa com uma avaliação detalhada para assegurar que o produto vai atender às necessidades e às expectativas do consumidor. Tal avaliação terá continuidade em cada estágio de desenvolvimento do produto, passando por pesquisa de mercado, análise e desenvolvimento de protótipos e testes com consumidores, até o produto final.
Tais empresas possuem uma equipe de profissionais altamente qualificados e treinados para atender às necessidades dos distribuidores ou associados, de forma a ajudá-los com todas as orientações necessárias para que o negócio se desenvolva cada vez mais. As mesmas apóiam seus distribuidores ou associados com um ativo programa de treinamento.
Além disso, os novos associados ou distribuidores recebem estímulos dos mais experientes, além de conselhos e de toda ajuda necessária para o início de suas atividades. Pouco a pouco, à medida que aprendem mais sobre os produtos, o plano de vendas e o Marketing da empresa, eles podem desenvolver os seus negócios independentes sobre uma base sólida e atingir o sucesso desejado.

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