PIRÂMIDES
FINANCEIRAS x MARKETING DE REDE
Possivelmente pelo não-entendimento da
distinção entre pirâmides financeiras e Marketing Multível, muitas
pessoas se referem a ambos como sendo de mesma atuação. Ocasionalmente, isso
vem gerando ao sistema de Marketing de Multinível problemas quanto a sua
imagem devido à percepção que o público passa a ter a respeito desta forma de
negócio como empresa inescrupulosa e sem ética.
Com a rápida evolução das grandes
tendências atuais percebemos que no mundo digital, temos informações em excesso
e o paradoxo é justamente que nem todas as informações estão ao nosso alcance
no sentido de acompanhar de forma satisfatória tal evolução principalmente devido
a sua grande extensão, assim, alguns se empenham em focar num determinado
assunto ou abranger um conhecimento superficial sobre questões relevantes do
mundo atual.
Sendo o Marketing Multinível, Também conhecido como Marketing de Rede, é um
método de comercialização de serviços e produtos considerado pela “Escola de
Administração de Havard como alternativa de carreira válida para os
bacharelando” (John Bremner, pág 9). Mesmo assim, ainda como tendência da área
de Marketing, pouco foi divulgado ou feito a respeito estudo mais aprofundado
sobre o mesmo, de forma a torná-lo um assunto de corrente divulgação entre o
meio empresarial, acadêmico e social.
Atualmente, já começamos a ver no
Brasil, que este assunto vem se tornando relevante e de interesse também dos meios
de comunicação, ao fato de que dados atuais revelam o seu crescimento e um
melhor entendimento sobre a sua forma de atuação, com resultados satisfatórios,
afinal, “nos EUA mais de 100 mil dos 500 mil milionários fizeram suas fortunas
graças ao Marketing Multínivel” (John Bremner, pág 9).
No Brasil, a legislação estabelece e
coloca o Marketing Multinível como uma forma de venda direta, também
conhecido como venda direta multinível, vem-se comprovando que este é um método
altamente eficiente e de sucesso para compensar as pessoas que trabalham nesse
mercado pela colocação e distribuição de serviços e produtos diretamente
aos consumidores.
A WFDSA - World Federation of Direct Selling
Associations e as Associações de Venda Direta têm demonstrado, com os
códigos mundiais de conduta, o compromisso de seus membros com práticas justas
e éticas no mercado. A WFDSA, fundada em 1978, é uma organização voluntária
não-governamental que representa globalmente a indústria de vendas diretas
como uma federação nacional de associações de vendas diretas (Direct Selling
Association - DASs).
Existem, atualmente, mais de 50 DASs
nacionais que participam da federação, sendo que em 1997 as vendas globais a
varejo de seus membros foram estimadas em mais de 80 bilhões de dólares, com o
trabalho de mais de 25 milhões de revendedores autônomos. A WFDSA reconhece a
necessidade de condutas éticas no mercado aprovando, em 1994, o Código
Mundial de Conduta para a Venda Direta, o qual todas as associações
nacionais precisam incluir em seus códigos nacionais.
O
Código Mundial de Conduta em Vendas Diretas traz:
·
satisfação
e proteção aos consumidores
·
proteção
aos revendedores diretos
·
promoção
de competição justa dentro dos moldes da empresa
·
representação
ética das oportunidades de ganho da indústria
O código é uma medida que visa a auto
regulamentação da indústria de venda direta.
Não há leis, mas o cumprimento do
código requer um nível de comportamento ético que excede requerimentos legais
nacionais.
Cabe, então, esclarecer exatamente a
diferença entre pirâmide e o sistema de Marketing de Rede:
O sistema de pirâmide é um esquema de
recrutamento de pessoas, gerando renda do recrutamento de novos membros e da
cobrança de taxas, sem que nenhum serviço ou produto real seja movimentado e
não existe empresa legalizada envolvida. Portanto, a recompensa ocorre apenas
com a movimentação de dinheiro, onde os novos pagam quem os convidou, não
existe revenda ou distribuição de produtos e nem o benefício de serviços com
função comercial legítima. Conseqüentemente, este esquema tem vida curta, se
alguém deixar de pagar quebra todo o esquema e os que por últimos ingressarem
praticamente não possuem nenhuma chance de recuperar as suas taxas de inscrição
ou de se beneficiarem com o esquema. Na falta de um produto real, tais esquemas
tentam coagir as pessoas, garantindo serem empresas legítimas que operam um
plano de Marketing de Rede.
Porém, os produtos de venda
utilizados por este sistema não possuem nenhum valor de mercado por serem
falsos certificados, programas de treinamento, assinatura de revistas, descontos
ilusórios, tratamentos ineficientes e outros. As pessoas recrutadas adquirem
estes produtos sem perspectivas de revenda ou possibilidade de devolução do
valor pago por eles.
A evolução do Marketing Multível, num contexto geral de Marketing, é a junção do Marketing de Relacionamento, que visa a qualidade do relacionamento com o cliente, e o Marketing Direto, que vem a ser o relacionamento direto entre vendedor e cliente. Portanto, o Marketing de Rede possibilita o relacionamento direto do distribuidor (vendedor) ou associado com o cliente, de forma a manter uma qualidade de relacionamento entre ambos, pois tal sistema só se consagra com a permanência de um relacionamento direto a longo prazo.
A evolução do Marketing Multível, num contexto geral de Marketing, é a junção do Marketing de Relacionamento, que visa a qualidade do relacionamento com o cliente, e o Marketing Direto, que vem a ser o relacionamento direto entre vendedor e cliente. Portanto, o Marketing de Rede possibilita o relacionamento direto do distribuidor (vendedor) ou associado com o cliente, de forma a manter uma qualidade de relacionamento entre ambos, pois tal sistema só se consagra com a permanência de um relacionamento direto a longo prazo.
O Marketing Multinível é um
sistema de distribuição ou uma forma de Marketing que movimenta bens e
serviços, do fabricante para o consumidor, por meio de uma rede de contratantes
independentes.
É uma maneira de organizar e
remunerar revendedores envolvidos em vendas diretas. Possui um plano de
remuneração no qual revendedores ou associados podem receber ganhos de duas
maneiras. Primeiramente, revendedores podem receber compensações por suas
revendas pessoais de produtos e serviços a consumidores.
Segundo, os revendedores podem ser
remunerados pela associação ou recrutamento de pessoas que ele próprio indicou no
plano. Portanto, é uma oportunidade para qualquer pessoa abrir o seu próprio
negócio, revendendo bens e serviços, desenvolvendo e treinando uma organização
ou uma rede de associados e revendedores por eles patrocinados para fazerem o
mesmo.
Sendo assim, uma companhia de distribuição
multinível significa qualquer pessoa, empresa, corporação ou outra entidade
de negócio que venda ou distribua um bem ou serviço por meio de agentes
independentes, associados, contratantes ou distribuidores, e tais participantes
podem associar ou recrutar outros participantes.
Comissões, bônus, restituições,
descontos, dividendos e outras considerações do programa são ou devem se pagas
como resultado da venda de tal serviço, produto, recrutamento, ações ou
desempenho de participantes adicionais. Um dos pontos-chaves para as empresas
de Marketing Multinível tem como foco o consumidor ou revendedor ou
associado em todo o processo de desenvolvimento de produtos. Cada produto é
criado e fabricado como se a empresa estivesse atendendo a um pedido do
associado ou consumidor.
Por esta razão, o processo começa com
uma avaliação detalhada para assegurar que o produto vai atender às
necessidades e às expectativas do consumidor. Tal avaliação terá continuidade
em cada estágio de desenvolvimento do produto, passando por pesquisa de
mercado, análise e desenvolvimento de protótipos e testes com consumidores, até
o produto final.
Tais empresas possuem uma equipe de
profissionais altamente qualificados e treinados para atender às necessidades
dos distribuidores ou associados, de forma a ajudá-los com todas as orientações
necessárias para que o negócio se desenvolva cada vez mais. As mesmas apóiam
seus distribuidores ou associados com um ativo programa de treinamento.
Além disso, os novos associados ou distribuidores
recebem estímulos dos mais experientes, além de conselhos e de toda ajuda
necessária para o início de suas atividades. Pouco a pouco, à medida que
aprendem mais sobre os produtos, o plano de vendas e o Marketing da empresa,
eles podem desenvolver os seus negócios independentes sobre uma base sólida
e atingir o sucesso desejado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.